Fraudes em Postos de Gasolina – Como resolver esse problema?

Reportagem denunciou a fraude em postos de combustível

Reportagem denunciou a fraude em postos de combustível

O programa Fantástico do dia 08 de Janeiro de 2012 apresentou uma reportagem investigativa muito boa, denunciando a fraude que é feita na bomba dos postos de gasolina. Basicamente, a fraude é realizada adulterando a placa-mãe da bomba de gasolina, e inserindo nela um radio-trasmissor que, quando ativado através de um simples controle remoto, faz com que o volume de gasolina que sai da bomba seja menor do que o volume comprado. O consumidor não tem como saber que está sendo roubado, visto que os marcadores digitais da bomba marcam corretamente.

O interessante é que a tecnologia utilizada nesta fraude existe no mercado a mais de 20 anos. O que nos faz pensar: A quanto tempo estamos sendo roubados dessa forma, sem que ninguém saiba? Como é possível resolver esse problema?

Uma possível solução seria um marcador digital nos veículos. Um que dissesse exatamente quanto de combustível está sendo colocado. Para o consumidor, essa parece ser a única forma de se prevenir.

Será que existe outra maneira de nos proteger de fraudes deste tipo? O que acha disso?

Assista a reportagem completa abaixo.

Be Sociable, Share!

Você poderá gostar também:



5 Comentário(s) para este post

  1. lorenzo busato Disse:

    Sugiro o artigo FRAUDES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS como prevenir-se! no http://lorenzobusato.blogspot.com.br/2012/01/fraudes-e-adulteracoes-de-combustiveis.html

    boa leitura
    eng lorenzo busato

  2. Felipe Disse:

    Boa noite!
    Como eu fasso para denuciar o posto shell da Av. monsenhor felix N° 203 Iraja RJ.
    Tem vezes que ele bate a quantidade correta e as vezs não.

  3. Felipe R. Disse:

    Olá Felipe,

    Você pode procurar o Ministério Público para fazer essa denúncia:
    http://www.mp.rj.gov.br/

    Abraços!

  4. jose Claudio Disse:

    como eu posso saber si no posto que eu abasteço não tem fraudes. e como eu posso denucia????

  5. Felipe R. Disse:

    É difícil saber exatamente se no posto em que você abastece tem fraude ou não. Olhando para o posto ou para os frentistas, não há como saber, pois a fraude é escondida. Entretanto, você pode monitorar o gasto de combustível de seu carro. Assim, no dia que você abastecer 10 litros, analise e veja se seu carro consumiu 10 litros mesmo, ou menos. Assim poderá saber se aquele posto está colocando a quantidade de combustível que diz ou se está colocando menos.

    Você pode denunciar para o Ministério Público de sua cidade. É obrigação deles receber as nossas denúncias e investigar.

    Abraços!

Deixe seu comentário