Outdoor x Marketing Digital

Outdoor é uma ferramenta muito utilizada no marketing tradicional. Mas será que ele é indispensável?

Antes de mais nada, a comparação entre o outdoor e o marketing digital não é uma comparação justa. Até porque são ferramentas diferentes, que muitas vezes se complementam.

Mas pretendo apenas levantar algumas diferenças, para que uma reflexão sobre o poder e as vantagens que o marketing digital pode oferecer seja feita.

Também quero lembrar que não existe uma definição fechada de “Marketing Digital”. Por isso, estou usando uma definição fraca, ampla, também apenas a título de argumento. Marketing Digital aqui é todo tipo de estratégia onde a tecnologia é fundamental para o seu funcionamento.

Vamos agora fazer algumas comparações:

  • Outdoor:
  1. É temporal – Fica exposto por um periodo de tempo e depois outro o subtitui.
  2. É físico – Existe em um determinado ponto, e só atinge as pessoas que por aquele ponto passa.
  3. É indiscriminado – Não é possível discriminar o publico alvo no outdoor. Ou seja, tanto as pessoas que queremos como as que não queremos acabam sendo atingido por ele.
  4. É imutável – Apenas uma mensagem é passada, pois todos o enxergam da mesma maneira.
  5. É massificado – Trata todos da mesma maneira.
  6. É impreciso – Não é possível medir o ROI (retorno sobre o investimento) com precisão, sendo que o máximo que pode ser feito é uma pesquisa inexata para ter uma idéia muito vaga sobre o resultado da campanha.
  • Marketing Digital:
  1. É atemporal – fica exposto no mundo dos átomos indefinidamente, sem prazo de se expirar.
  2. Não é físico – Não é feito de átomos. Pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, atingindo pessoas no mundo todo.
  3. É segmentado – É possível segmentar o público alvo, escolhendo com mais precisão quem atingir e quem não atingir.
  4. É mutável – Junto com a segmentação, é possível aparecer de um determinado jeito para um público alvo e de outro jeito diferente para outro público alvo.
  5. É pessoal – É possível uma comunicação direta e individual entre a empresa e o cliente
  6. É preciso – É possível medir o ROI com precisão.

Claro, é uma comparação injusta. Utilizei um termo amplo como Marketing Digital para fazer uma comparação com uma ferramenta específica de marketing, que é limitada por definição.
Isso não significa que devemos abdicar do marketing tradicional para abraçar o marketing digital.
Mas significa que devemos observar que existem ferramentas muito potentes no mercado que podem ser, a depender da campanha, as melhores alternativas a serem utilizadas, onde ferramentas tradicionais não conseguiriam dar conta do recado.

Mas afinal, será que um outdoor seria mais efetivo do que a Grazi ligando para nossa casa para vender um produto?
Não recebeu a ligação dela? Está esperando o que?
http://www.oqestaacontecendocomagrazi.com.br/v1/

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