Por que CyberSociedade?


O nome CyberSociedade foi escolhido porque acredito que estamos vivendo numa nova era. Talvez ainda estejamos num período de transição, mas que as coisas estão cada vez mais diferentes, isso não há dúvidas.

Até pouco tempo atrás, nós podiamos dizer que a tecnologia não fazia parte do ser humano, mas era apenas algo que utilizávamos, e depois, deixávamos de lado.

Porém, fui apresentado ao livro  Natural-Born Cyborg. Pude ler depois este livro, e também parte do outro livro do mesmo autor, “Supersizing the Mind”, e a partir daí, comecei a refletir sobre o mundo em que estamos vivendo, e sobre quem somos nós.

Pude realizar esta reflexão associando este conhecimento em filosofia com meu conhecimento prático sobre tecnologia – meu primeiro website foi construido em 1996 – e o conhecimento de inteligência coletiva (Pierre Levy) e mais recentemente, Web 2.0, sendo que comecei a perceber que de fato, cada dia que passa, nós nos tornamos cada vez mais … ciborgues.

Esse site foi criado justamente para falar dessa nossa época, e nós estamos vivendo numa época onde as sociedades não são mais sociedades de seres naturalmente orgânicos, e sim, são sociedades de seres naturalmente ciborgues.

E uma sociedade de ciborgues é uma CyberSociedade. Esta é a sociedade de nossa época, a sociedade em que vivemos.

Esse site não é um site de tecnologia, mas um site de filosofia, tecnologia, saúde, entretenimento, educação, tudo o que é comum a uma cybersociedade e que tem como viés de observação o fato de ser uma cybersociedade.

Esse site é apenas um site que fala da sociedade, cultura, saúde e educação de nossa época…

…e nossa época é o Século XXI.

Be Sociable, Share!


Deixe seu comentário