SOPA, PIPA, AI-5 Digital e a Liberdade Final

Sopa, Pipa, Megaupload e a Liberdade

Nova forma de domínio - Impedir o acesso livre ao conhecimento

O ano de 2012 começou histórico para a internet. Já a algum tempo neste mesmo site alertamos contra um projeto conhecido no Brasil como AI-5 Digital. Para os mais novos, o termo “AI-5” faz referência ao Ato Institucional de número 5 que oficializou a Ditadura no Brasil, em 1968. O projeto batizado de AI-5 Digital tem esse propósito, aqui no Brasil.

Mas no Brasil ele ainda não foi aprovado. Entretando, nos EUA, dois projetos, o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect Intellectual Property Act) estiveram prestes a ser aprovados. O que esses projetos fazem: basicamente, destroem a internet da forma que conhecemos hoje. Veja o vídeo abaixo, que explica o que faz o PIPA, se aprovado:

Diante da iminência do fim da internet, diversos grandes sites, como a Wikipedia, Google, WordPress e outros, fizeram um protesto online, alguns saindo do ar por um dia, como a Wikipedia, outros colocando imagens de repúdio. Adiaram a votação dos projetos. Mas eles ainda existe e podem ser aprovados, se não continuarmos de olho.

E porque o Megaupload saiu do ar?

Stop SOPA

Stop SOPA

Os criadores do Megaupload foram presos. Não por causa do SOPA, PIPA ou AI-5 Digital. Mas dão uma boa idéia de como será as coisas, se esses projetos forem aprovados. O mais interessante é que o criador do Megaupload não é americano, e não estava nos EUA. Ou seja: a polícia americana prendeu um cidadão que não é americano fora dos EUA. É como se o FBI prendesse um brasileiro enquanto este está no Japão, por infringir leis americanas. Foi o que aconteceu. Se hoje já é assim, imagina como será quando projetos como o SOPA, PIPA e outros, como o AI-5 digital e projetos independentes que diversos países propoem forem aprovados?

A onda de ataques Hackers

Diante dos diversos protestos contra o SOPA e PIPA, e diante do fato de o megaupload ter sido fechado, o grupo de hackers conhecido como Anonymous derrubou diversos sites institucionais americanos como represália. E continuará agindo para alertar que o que eles querem propor é um crime contra a liberdade, contra a verdadeira democracia. Alguns afirmam que devemos lutar sem o uso de ações hackers, mas será que quando a opressão é absurda, a ponto da quase instauração de uma polícia internacional americana, o uso da força e inteligência hacker não deve entrar em ação?

Será que devemos lugar pela liberdade apenas assistindo ela ir embora, momento a momento?

Acredito que não.

 

Be Sociable, Share!

Você poderá gostar também:



Deixe seu comentário